O ranking das marcas mais valiosas do mundo – BrandZ Top 100 – foi divulgado esta terça-feira e, pela primeira vez, há duas empresas chinesas a ocupar os primeiros lugares da lista. A tecnologia domina com 8 das 10 marcas tecnológicas a integrar o top 10.

Pela primeira vez na história do ranking – as marcas norte-americanas foram ultrapassadas por outras nacionalidades, com destaque para a China.

Listagem:

1 – Google – A Google continua a ser a marca mais valiosa do mundo. Já ocupou o topo oito vezes em 12 anos de existência deste ranking. A marca vale mais 23 % do que o ano passado: 259.1 mil milhões de euros.

2 – Apple – A marca da Apple ainda não reconquistou o primeiro lugar, depois de alguns anos nos primeiros lugares do ranking. Desde o ano passado, a marca valorizou em 28% e hoje é avaliada em 241 mil milhões de euros.

3 – Amazon – O valor da marca Amazon cresceu quase 50% desde o ano passado e vale 178 mil milhões de euros. A gigante do retalho online está atenta aos avanços da tecnologia e continua a aplicá-los ao seu negócio, uma das razões para manter a força da marca.

4 – Microsoft –  A ocupar o quarto lugar do ranking, a marca Microsoft continua a ganhar notoriedade. Este ano, o BrandZ faz a avaliação e fixa o valor da marca nos 172 mil milhões de euros.

5 – Tencent –  É uma das marcas chinesas que ocupa pela primeira vez este ranking. Atualmente está a expandir o negócio para países como Tailândia e Singapura e o valor da marca subiu 65% desde o ano passado: hoje vale 153,1 mil milhões de euros.

6 – Facebook –  A marca Facebook desce este ano uma posição, comparativamente com o ano passado em que se posicionou no 5º lugar. Este ano é avaliada em 139 mil milhões de euros.

7 – Visa – A marca da empresa de pagamentos VISA continua a liderar e não mudou de posição, quando comparado o ranking de 2017. Está avaliada em 125 mil milhões de euros.

8 – McDonald’s – A cadeia multinacional de restaurantes sobe dois lugares no ranking desde o ano passado. O valor da marca subiu, em apenas um ano, de 83,8 para 108 mil milhões de euros.

9 – Alibaba – Esta é uma das duas marcas chinesas que entra pela primeira vez no ranking. A gigante plataforma de comércio online está a expandir o negócio para mercados como o Brasil, Chile e outros países da América Latina. A marca está avaliada em 97,2 mil milhões de euros.

10 – AT&T – A marca da companhia norte-americana de telecomunicações cai do 6º lugar (2017) para o fim da lista das dez marcas mais valiosas. Está avaliada em 91,5 mil milhões de euros.

 

 

 

Fonte: Dinheirovivo.pt