A aposta nos veículos elétricos, por parte das empresas do segmento automóvel, é algo normal nos dias de hoje. A Tesla revolucionou o mundo nesta área e as grandes marcas europeias e não só estão a tentar seguir o mesmo caminho.

Em Portugal chega-nos agora uma novidade… o Eco Camões, um veículo de combate a Incêndios totalmente elétrico e único no mundo.

O Eco Camões é o primeiro Veículo de Combate a Incêndios no mundo totalmente elétrico e não tripulado. Este veículo tem zero emissões gasosas, risco para o operador e é ideal para atmosferas rarefeitas.

Segundo comunicado da empresa, o Eco Camões é um veículo 6×6 (29 ton) com a integração de 5 motores de 145 Kw cada, sendo 4 motores para a tração e 1 motor para a parte da extinção (Bomba).

Possui 275 Kw de baterias para alimentar todo o sistema. Este veículo cumpre todas as normas internacionais ICAO, NFPA e EN 1846 possibilitando que o veículo possa combater desde fogos industriais, florestais, florestais, urbanos e de aeroporto.

O veículo pode ser comandado até 1Km de distância, ou seja, o operador com um painel de controlo conseguirá visualizar todo o ambiente envolvente, controlando toda a parte de extinção (bomba, sistema de espuma, monitores…) e também a aceleração, travagem e direção do veículo.

O Eco Camões tem a capacidade para 10 mil litros de água, 1200 litros de espuma e 250 kg de pó químico.

Fonte: pplware.sapo.pt